1ª Oficina Fotográfica – Olhares Curiosos

Fala aí pessoas!!!

Aí estão as fotos oficias e making off da 1ª Oficina Fotográfica Olhares Curiosos 2008, que rolou nesse final de semana.

O projeto foi idealizado pela Maga e pelo Edu do grupo Flickr de Florianópolis, fui convidado a participar como palestrante e falar sobre o tema: “Iluminação”.

O encontro reuniu no estúdio da Proforma cerca de 20 pessoas para as palestras. Já no segundo dia, o grupo foi formado por mais de 30 pessoas. Basicamente, nas palestras, o assunto abordado foi a teoria da utilização do flash de camera como flash externo e de estúdio, adaptando além da tradicional sombrinha vários acessórios como, snoots, octosofts e hazy’s. Visando a liberdade de criação de novos modificadores de luz a partir dos flashs de reportagem. Com a oportunidade de tirar o máximo desses “bixinhos” podemos fazer inúmeros tipos de iluminação com eles… quem diria Joe Macnally.

Acredito que não teria graça falar sobre flash’s tradicionais de estúdio, caros, pesados e que precisam de luz para funcionar, já que estes estariam mais longe da realidade dos participantes do grupo… Então para tornar o “papo” mais dinâmico e útil, resolvi focar nos acessórios que estivessem mais próximos da realidade dos participantes, no final foi um sucesso!

No primeiro dia, contamos com a participação do Raphael Bonelli, falando sobre o software Adobe Lightroom, e, o fotógrafo e proprietário da Proforma, Jeferson Caldart, contando as peculiaridades do mercado de trabalho. Já no dia seguinte a presença da dupla de make e produção Adri e Manu, fizeram parte da equipe assim como os modelos Renata Souza e Bruno Gonzalez, criam um clima muito gostoso para as fotos.

Todos saíram da palestra e das fotos com uma imensa vontade de montar o comentado kit com tripé, adaptador, foto-célula, disparador sem fio, hazy, snoot ou sombrinha e utilizar o flash fora da camera. Diante deste cenário, a maioria dos participantes se viu maravilhada com tanta imagem bonita por muito pouco…

Montamos um set com 2 flashs Canon, utilizando seu próprio sistema de infra-vermelho como sistema disparador, como luz principal à direita e acima do modelo tínhamos um Canon Speedlight EX 580 adaptado num Octosoft Mako pequeno e como luz de cabelo/recorte tínhamos um Canon Speedlight 430 EX direto por trás do modelo. O segundo set de luz foi montado utilizando o sistema de disparo via rádio sem fio da Cactus V2.0 com duas unidades no sistema, uma à direita e acima da modelo com um Canon Speedlight 580 EX montado numa sombrinha e um hazy montado num Canon Speedlight 430 EX sendo utilizado como luz de preenchimento e luz de fundo. (Todas as unidades eram dos próprios participantes)

Quem quiser debater mais detalhes é só fazer seus comments!

Grande abraço, Cezär Motta.

Leave a Reply