EXTREME PHOTO – Workshop SóClick, Iluminação Criativa!

Fala pessoaaaaaal!!

É isso ae, foi com extremo prazer e suor, muito suor… que participei do Extreme Photo by Só Click. Evento dedicado à fotografia, realizado no dia 26 de novembro no Hotel Golden Executive em Barreiros, contando com diversos nomes da fotografia nacional voltada a área de casamentos, como Vinícius Matos, Anderson Miranda, Norton José, Lauro Maeda, Marcos Andreoni, e eu, o patinho feio.

Fui convidado a falar sobre algo que mexesse com a galera, que fosse de contra a tudo o que os outros palestrantes estavam falando. Neste evento, participaram mais de 200 pessoas entre expositores, organização, palestrantes e fotógrafos participantes… como vocês podem ver pelas fotos foi um evento e tanto, super informativo aos que participaram.

Trouxe o tema Iluminação Criativa buscando abordar a essência da fotografia entre os participantes, e de início montamos um set especial de iluminação com direito a fumaça e tudo (os sensores anti-fumaça tiveram de ser desligados é claro), para receber o incrível amigo e boxeador MARRETA! Atleta praticamente de Boxe e Kickboxing, ele é vice-campeão sulamericano. O cara simplismente veio para chocar a galera, ao som do Eye of Tiger a lá Rocky Balboa ele entrou para o primeiro click da parte prática.

A foto acima feita com 4 cabeças de flash Hensel, sendo 2 delas com hazys médios setados em f.11 de contra (em 45º) e protegidos para recortar o corpo do boxeador do fundo escuro sem deixar a luz se espalhar. Na parte frontal utilizamos um Octsoft grande de 150cm, marca PhotoFlex, setado em f8.0, posicionado logo acima da cabeça apontando para seu rosto/peito. Como iluminação criativa, rebati um flash com refletor 180º num rebatedor Photoflex soft-gold, buscando obter um brilho de retorno e preenchimento no corpo e rosto do nosso modelo, setado em f5.6 (sub-exposto à luz principal). A camera e lente utilizadas nesta foto foram a NIKON D700 (Full-Frame) e a Nikkor 85mm f1.4 setadas em 1/250 com f8.0 em ISO 100, cedidas especialmente pela Nikon para o trabalho.

Em seguida realizei uma parte difícil da tarefa, provocando todos a repensarem sua forma de conceber e criar novas imagens. Trouxe o conceito de atmosfera, cor e estilo, para embasar e desmistificar a luz ambiente e artificial, onde foquei e sugeri a todos, a tirar os flashs dedicados de suas cameras e utilizarem fora dela…

Para tanto, utilizei um sistema eficaz, o EXTREMAMENTE versátil: o famoso Creative Lighting System da Nikon. Aproveitando a presença do Stand da Nikon / Udenio do Brasil no evento, utilizamos duas unidades do Nikon Speedlight SB-900 para demonstrar técnicas básicas e efeitos de iluminação, com o flash fora da camera, configurando e disparando o sistema sem fios. Mostrando a capacidade de aplicação e praticidade para fotos internas como externas. Na seqüência aplicamos tais técnicas abordadas na prática com a modelo Nathalia Souza da agência TOP Models.

Para complementar, sugeri algumas técnicas de utilização do flash somente como auxiliador quando focar sem utilizar o flash propriamente dito como luz artificial.

Deixo algumas imagens de minha palestra bem como o link de todas as fotos dentro do site da SóClick, empresa organizadora e realizadora do evento!

www.soclick.com.br/extreme/

Obrigado ao Fabrício Souza pelas fotos de making of!

www.fabriciosouza.com.br

Parabéns a todos, e que em 2010 esse evento seja ainda mais forte e essencial para a fotografia brasileira.

Grande abraço,
Cezär Motta.

Leave a Reply